INFORMATIVO 11
Obras nas unidades
Nada mais natural do que o desejo de deixar a casa com a sua cara, certo? Afinal, se o imóvel é seu, nada impede de dar aquela reformada até chegar à configuração que o dono considere a melhor.
Porém, quando se mora em um condomínio nem sempre todo tipo de alteração é possível. Claro que o proprietário pode adequar sua moradia, mas deve fazer isso com responsabilidade, tendo em vista que outras pessoas podem se prejudicar com isso.
O primeiro passo para uma reforma bem sucedida é obter um alvará na prefeitura que autoriza a realização da mesma. O documento é necessário quando há mudanças em paredes, por exemplo, ou se houver substituição de revestimentos por outros materiais mais pesados – que podem sobrecarregar a estrutura.
Esses cuidados são importantes para evitar que a estrutura da edificação fique comprometida, como com a extração de uma parede estrutural.
Com o alvará e a ART (Anotação de Registro Técnico) em mãos, o proprietário deve, então, avisar o síndico sobre a obra que irá ocorrer dentro de sua unidade.
.Tomadas essas precauções, morador, síndico e condomínio podem relaxar, pois sabem que as alterações não irão acarretar em problemas para os outros. Só resta pedir para que a obra termine dentro prazo, não é mesmo?
Cuidado com seu pet
Há muita gente que não vive sem um bicho por perto. Seja cachorro, gato ou passarinho, os animais trazem diversos benefícios para quem aprecia a sua companhia. Mas é claro que eles também pedem alguns cuidados, principalmente se morarem em condomínio.
Veja:
Caso seu cachorro seja ativo, procure levá-lo para passear pelo menos duas vezes por dia. Dessa forma, ele consegue gastar a energia acumulada.
Mantenha a carteira de vacinação atualizada. Como ele circula pelas áreas comuns – pelo menos até chegar ao carro, ou até o portão, é importante resguardar a saúde dos vizinhos e dos outros animais
A higiene do pet também deve estar sempre em dia. Banhos para cães e gatos, além de manter a área onde eles ficam sempre limpa é fundamental!
Segurança sempre em primeiro lugar: não deixe a porta da unidade aberta, evitando assim que escapem para as áreas comuns
Seja educado! Não entre com seu animal no elevador caso haja mais pessoas no espaço. O ideal é descer de escada ou então, esperar por um elevador vazio.